terça-feira, 18 de abril de 2017

Cancelar serviços na Alemanha? É caro.

Cancelar serviços sai sempre caro em qualquer lado do mundo. Uma coisa é uma inscrição no Clube de Fitness ali do Bairro, mas quando a coisa envolve a assinatura de um contrato, que mais parece a escritura da minha casa, então aí tudo muda de figura.

Mudar de casa é algo que implica cancelar alguns serviços, como por exemplo, cancelar a inscrição num Clube Desportivo onde o meu filho praticava Natação, cancelar os serviços de televisão, internet e telefone, cancelar a água e a luz, entre outros serviços.

Resumindo, pagamos sempre mais do que estávamos à espera, para nos desvincularmos das coisas, o que nos deixa com a total sensação de estar a jogar dinheiro à rua.

Já sabíamos que iríamos mudar de casa desde Dezembro passado, mas só quando viemos morar para a nova casa é que pudemos cancelar os serviços, uma vez que é necessário apresentar provas de mudança de morada. Resumindo, para praticamente todos os serviços vamos ficar a pagar pelos mesmos, mais três meses...

Já não vivemos na outra casa mas ainda temos que pagar por mais três meses a internet e o telefone, cujos equipamentos já retirámos e ninguém está a usar. O meu filho já não frequenta a piscina ou a Associação Desportiva, mas vamos pagar por ela até final de Junho e sem usufruir porque mudámos de cidade e agora fica muito longe. E é tudo assim...

Então não podiam cancelar antes? Podíamos, mas sem o comprovativo na Camara Municipal de que mudámos de morada, ficaríamos a pagar mais seis meses! Os serviços na Alemanha deixam muito a desejar quando comparados com os de Portugal, que funcionam muito melhor, mas no que toca a "extorquir" dinheiro pelos cancelamentos, devo dizer que os alemães ganham ao pontos! Não existe a preocupação de satisfação do cliente e assumem que se existe um cancelamento é porque está insatisfeito com o serviço e já não vai voltar, logo a penalização é pesada. 

Creio que em Portugal, alguns serviços ainda prezam a opinião e satisfação do cliente e têm em conta pormenores importantes (como uma mudança de cidade, por exemplo) para não cobrarem tanto por um cancelamento. Já sabíamos que era caro cancelar, mas na Alemanha sai ainda mais caro do que em Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário