quinta-feira, 18 de maio de 2017

Carta de Bicicleta? Obrigatório na Alemanha.

Havia uma reunião da escola marcada para as 19h00. É uma hora ingrata, porque antes é muito cedo para jantar e depois de acabar (lá para as 20h30) já está na hora de deitar a criança que no dia seguinte se levanta às sete da matina. Como o meu homem tem ido às reuniões mais importantes, eu acabei por ir a esta porque não me pareceu muito importante, era qualquer coisa sobre a segurança de andar de bicicleta na estrada. Faltava cinco minutos para as 19h00 quando cheguei à sala e eis que a mesma já estava a abarrotar de pais. Eh pá, se calhar isto é importante. Ok entremos e com fé a ver se percebo tudo o que dizem. Juntei-me a duas mães conhecidas e reparei que um Polícia estava a falar com a professora. 

Então que reunião era esta? Bem, foi uma palestra dada pela Polícia sobre o tema bicicleta. Vimos slides sobre as boas condições que uma bicicleta deve ter, ouvimos sobre as regras mais elementares, a necessidade de preparar os nossos filhos para andar de bicicleta na estrada quando não há ciclovia e mais para o fim as provas que vão ter lugar na escola onde a Polícia irá atribuir ou não a Carta de BicicletaQuê? Carta de Bicicleta? Mas é obrigatório ter carta? Eu não tenho e já andei a passear tanto por aí... Isso é mesmo obrigatório? Bem, parece que sim, mas também me descansaram (as mães com mais experiência) que se eu não tiver, não há problema, porque a Polícia não anda por aí à caça das ciclistas incautos. Resumindo e baralhando, os miúdos vão prestar provas a sério perante a Polícia, com direito a um percurso longo entre duas localidades com ida e volta até à escola (ai que medo). São seis encontros na escola com a Polícia em diferentes dias, onde o primeiro foi a inspecção da bicicleta (a nossa bicicleta levou ouro, mas pudera é nova!) e o último será em Junho com a prova final na estrada. 

Mesmo depois de viver já há uns anitos cá na Alemanha, ainda me surpreendo de vez em quando com estas diferenças culturais abismais entre Portugal e Alemanha. Não vale a pena comparar, são dois países completamente diferentes e que evoluíram de forma muito diferente. Ora bem, carta de bicicleta obrigatória? Vamos a isso, puto!

Sem comentários:

Enviar um comentário